Sementes da biodiversidade fortalecendo a
agricultura familiar no Rio de Janeiro
Nos dias 29 e 30 de novembro, aproximadamente 350 agricultores e agricultoras de todo o estado do Rio de Janeiro se reunirão, em Nova Iguaçu (RJ), para debater o papel das sementes no fortalecimento da agricultura familiar no estado, durante a Festa Estadual de Sementes.
Numa realização da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu (AFERNI) e do Projeto Semeando Agroecologia da AS-PTA, a Festa será um momento único de troca de experiências sobre o uso e a conservação de sementes tradicionais. Durante os dias de encontro, serão realizadas oficinas temáticas onde agricultores e agricultoras poderão debater sobre resgate, seleção, guarda de sementes; preparo de alimentos revalorizando os sistemas locais de produção; uso e conservação das plantas medicinais, além de poderem debater sobre os malefícios do uso de agrotóxicos para agricultura, para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Em paralelo às oficinas será realizada uma feira de Saberes e Sabores onde os agricultores, agricultoras e o público em geral poderão conhecer as variedades de sementes de cada região do estado, trocar as sementes e os conhecimentos sobre cada espécie, além de trocar e vender os produtos da agricultura familiar como doces, bolos, mel, verduras e legumes.
No dia 30 de novembro, os participantes da Festa Estadual de Sementes se juntarão à Feira da Roça, expondo seus produtos. Haverá um ato público na Praça Rui Barbosa, onde acontece semanalmente a feira. Na parte da tarde, representantes das articulações regionais e de instituições que apóiam a agricultura familiar se reunirão para construírem juntos um Projeto Estadual de Sementes.
A Festa Estadual de Sementes conta com o apoio da Diocese de Nova Iguaçu, Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Emater-Rio e da Ceasa e tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
1ª FESTA ESTADUAL DE SEMENTES
REINAUGURAÇÃO DA FEIRA DA ROÇA DE NOVA IGUAÇU
P r o g r a m a ç ã o
Dia 29 de novembro (terça feira)
8h00 Plenária
Mística de abertura e apresentação dos participantes
Mesa: “A importância das sementes tradicionais e da biodiversidade para o fortalecimento da agricultura familiar ecológica”
Debate
12h30 Almoço
14h00 Feira e mostra solidárias da biodiversidade
15h00 Oficinas paralelas
1. Sessão de Vídeos
2. Remédios caseiros
3. Manejo de sementes
4. Legislação de sementes
5. Culinária tradicional
6. Alimento vivo
7. Artesanatos produzidos com a biodiversidade
18h00 Lançamento do livro “Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida” de Flavia Londres.
19h00 Jantar
20h00 Programação Cultural
Dia 30 de novembro (quarta-feira)
7h00 Abertura da feira
9h00 Mística de abertura, apresentações culturais.
10h00 Recepção: AFERNI (Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu) e AARJ (Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro)
Apresentações dos parceiros, apoiadores e patrocinadores:
10h15 Bispo da Diocese de Nova Iguaçu;
10h20 AS-PTA/ Projeto Semeando Agroecologia
10h25 Petrobras
10h30 Emater Rio
10h35 Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome
10h40 Prefeita de Nova Iguaçu
11h00 Visitação à feira, atividades culturais e palestras sobre agricultura familiar, agroecologia, sementes e biodiversidade.
13h00 Almoço
14h30 Reunião de trabalho para construção do projeto estadual de sementes
Para maiores informações:
Marcio Mendonça – (21) 8134-0540
Luiz Fernando de Jesus – (21) 9147-8872