Porque durante o desenvolvimento de uma cultivar transgênica dois princípios básicos que regem o melhoramento de plantas para sistemas orgânicos de produção não são observados:
- O primeiro é o respeito pela “integridade das plantas”. A transformação de plantas, processo pelo qual são desenvolvidas plantas transgênicas, permite que seqüências de DNA vindas de outro organismo sejam inseridas diretamente no DNA da planta, violando sua integridade. Além disso, a planta transgênica é obtida sem fazer uso do sistema de reprodução ou propagação natural da espécie, sendo desenvolvida a partir de uma única célula transformada e não de uma planta completa.
- O segundo princípio que não é observado durante a obtenção de plantas transgênicas é o reconhecimento das barreiras naturais que separam as espécies. A transformação de plantas possibilita a inserção em uma planta de material genético (DNA) proveniente de qualquer outra planta, relacionada ou não à planta receptora, de microrganismos ou, até mesmo, de animais.
Fonte: Embrapa