O Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações da Comissão Europeia confirmou a contaminação das exportações canadenses de linhaça por uma variedade geneticamente modificada, arrasando as vendas de linhaça canadense para a Europa. Uma empresa alemã confirmou a contaminação transgênica em seus cereais e pães.

A linhaça transgênica, chamada “Triffid”, foi aprovada pelos órgãos regulatórios canadenses em 1998, mas seu cultivo está proibido no país desde 2001, quando produtores de linhaça forçaram o governo a retirar o produto do mercado. Eles agiram para proteger seus mercados de exportação, uma vez que 70% da linhaça canadense são exportados para a Europa.

“Isto é um verdadeiro pesadelo para os produtores de linhaça, foi justamente por isso que lutamos tanto para proibir a linhaça transgênica há oito anos”, disse Terry Boehm, produtor de linhaça e vice presidente do Sindicato Nacional dos Produtores Rurais. “Nós sabíamos que a linhaça transgênica iria destruir nossos mercados europeus e agora tememos que isto esteja acontecendo”.

No início deste mês os negócios com sementes de linhaça na região oeste do Canadá caíram drasticamente a partir dos rumores da contaminação transgênica.

“Esta contaminação é extremamente chocante, uma vez que a linhaça transgênica não é plantada no Canadá desde 2001”, disse Lucy Sharrat, coordenadora da ONG Canadian Biotechnology Action Network. “De onde veio esta contaminação?”

“Trata-se de um incidente de contaminação internacional de grande importância, que mostra o quão perigosa pode ser qualquer experimentação a campo com lavouras transgênicas”, disse Arnold Taylor, produtor de linhaça orgânica e Presidente do Fundo para a Proteção da Agricultura Orgânica de Saskatchewan.

“Este incidente prova, novamente, que uma vez liberados na natureza os organismos transgênicos são incontroláveis e é impossível fazer recalls. Pelo menos agora está claro que a indústria é incapaz de controlar seus produtos”, disse Stefanie Hundsdorfer, do Greenpeace Alemanha.

A revelação da contaminação da linhaça transgênica acontece simultaneamente a outro enorme escândalo, sobre a aprovação, no Canadá, de um milho da Monsanto com oito características transgênicas, o “SmartStax”, sem nenhuma avaliação sobre riscos à saúde.

Fonte:

GMWatch, 10/09/2009.

http://www.gmwatch.org/latest-listing/1-news-items/11485-illegal-gm-flax-contaminates-canadian-exports