A Universidade de Guelph anunciou o arquivamento de seu projeto de criação de porcos transgênicos. O motivo alegado foi a retirada de seu patrocinador. Conforme noticiado pelo jornal Ontario Pork, a empresa financiadora do “Enviropig” resolveu redirecionar seus recursos a outras pesquisas. O pesquisador chefe do projeto ainda publicará alguns de seus dados, mas as atividades de pesquisa serão encerradas.

A decisão tem implicações internacionais. O controverso Enviropig seria o primeiro animal transgênico aprovado no mundo, podendo colocar em risco a indústria canadense de suínos em decorrência da rejeição dos consumidores.

Para o Canadian Biotechnology Action Network, a Universidade não tem os recursos nem a expertise científica necessária instalada para atender a todas as exigências dos órgãos reguladores. O projeto teve início em 1995 e a Universidade patenteou a tecnologia no Canadá, Estados Unidos e China, mas nenhuma empresa demonstrou interesses reais em licenciá-la.

O porco transgênico foi modificado para produzir fezes com menor teor de fósforo, reduzindo assim seu potencial poluidor. O problema, entretanto, pode ser enfrentado com soluções já existentes e muito mais simples. Há um suplemento alimentar que produz o meio efeito prometido pelo porco modificado.

Com informações do CBAN – Canadian Biotechnology Action Network

Saiba mais sobre o assunto: http://www.cban.ca/Resources/Topics/Enviropig