Folha de Irati, 31/08/2012

O Sindicado dos Trabalhadores Rurais e a Associação da comunidade de Invernada promovem, em Rio Azul, a quarta edição da Feira Municipal de Sementes Crioulas e da Biodiversidade no município. O evento acontece em Invernada, neste domingo (2).

Com a organização da Associação dos Produtores Rurais de Rio Azul (Apri) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Azul e da assessoria da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, a feira terá a participação de agricultores de outros municípios e a exposição de produtos provenientes da agricultura familiar.

Sementes crioulas de diversas espécies, como milho, feijão, arroz, sementes de hortaliças, adubação verde, artesanatos, mudas de flores, árvores frutíferas, conservas e compotas, mostrarão a riqueza da biodiversidade que existe na cultura e tradição das famílias nos dias de hoje.

AS SEMENTES

Desde o dia 20 de agosto, as sementes já estão disponíveis para entrega nos sindicatos dos trabalhadores rurais de cada município. Mas na feira também serão distribuídas as sementes crioulas de milho que foram produzidas pelas famílias e comercializadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ao todo, são 17 variedades de milho crioulo, beneficiando 55 famílias que receberam uma forma de alternativa de geração de renda. Estes produtos somam mais de 67 toneladas de sementes produzidas.

DISTRIBUIÇÃO

Com o acompanhamento da AS-PTA, todas as sementes produzidas serão também distribuídas gratuitamente para as famílias agricultoras das regiões Centro-Sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense. Cada família terá o direito de receber um pacote de 20 kg de sementes da variedade que desejar, tendo como compromisso de multiplicar, para que desta forma, possa ter sua própria semente para novos plantios.

Os municípios que receberão as sementes para distribuição à outras famílias deste projeto da safra 2011/2012 são: Ponta Grossa, Palmeira, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Antonio Olinto, Rio Azule Cruz Machado. Do estado de Santa Catarina são Irineópolis e Bela Vista do Toldo.

As escolas municipais, colégios agrícolas e casas familiares rurais das cidades beneficiadas, também receberão as sementes para cultivo e multiplicação.

Fernanda Santos com informações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais