XII Dia da Troca de Sementes Crioulas de Ibarama
2º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula
2ª Feira da Economia Popular Solidária do Território Centro Serra
2º Seminário Regional de Guardiões Mirins de Sementes Crioulas
Desde 1998, em Ibarama, município localizado no Território Centro-Serra do Rio Grande do Sul (RS), agricultores familiares estimulados por extensionistas rurais da EMATER/RS-ASCAR, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibarama (PMI), estão envolvidos com procedimentos de resgate, conservação e multiplicação de cultivares crioulas, em especial de milho. Realizam, desde 2002, o Dia da Troca de Sementes Crioulas e, a partir de 2004, a Festa Estadual do Milho Crioulo. Mais adiante, em 2008, ocorreu a formalização da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama (ASCI) e, desde 2009, uma equipe da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem auxiliando a consolidar a experiência e a disseminá-la para os outros municípios. Com esse intuito, em 2012, três outros eventos, com objetivos convergentes, somaram-se ao XI Dia da Troca, sendo realizados entre os dias 7 e 10 de agosto, em Ibarama: o 1º Seminário dos Guardiões Mirins, o 1º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula e a 1ª Feira da Economia Popular Solidaria do Território Centro Serra. O Seminário dos Guardiões Mirins teve um total de 350 participantes, entre estudantes e professores; o Seminário da Agrobiodiversidade Crioula contou com a participação de 522 pessoas, de 61 municípios; o Dia da Troca teve a participação de 17 guardiões da ASCI, além de representações de outros grupos de guardiões; já a Feira, dispôs de 31 estandes para a comercialização de produtos de empreendimentos solidários de agricultores familiares, quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária de 11 municípios do Território Centro Serra, além de Tenente Portela.
Em 2013, haverá, novamente, uma integração do Dia da Troca, seminários e Feira, em um único evento intitulado Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, o qual será realizado nos dias 08 e 09 de agosto, em Ibarama, e que, além da troca de experiências e sementes, exposição e comercialização de produtos oriundos de empreendimentos solidários, propiciará a discussão acerca da importância do reconhecimento da Identificação Geográfica, para o milho crioulo de Ibarama e seus derivados, para o desenvolvimento regional sustentável. O evento será promovido pela ASCI, EMATER/RS-ASCAR, UFSM, PMI, Colegiado do Território centro Serra (CODETER) e Embrapa Clima Temperado, com apoio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Associação dos Artesãos, da Associação da Juventude Rural e das Mulheres Agricultoras de Ibarama.
Cada um dos eventos terá seu próprio objetivo específico, a saber: o XII Dia da troca: viabilizar o compartilhamento de sementes crioulas e do conhecimento tradicional associado ao seu uso sustentável dos Guardiões entre si e destes com os demais agricultores, com estudantes, professores e técnicos; o 2º Seminário dos Guardiões Mirins: incentivar e fomentar iniciativas de resgate, conservação e uso sustentável de cultivares crioulas pelos estudantes do ensino público fundamental; o 2º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula: viabilizar a socialização de conhecimentos técnico-científicos relacionados à agrobiodiversidade crioula e discutir a importância do reconhecimento da Identificação Geográfica para o milho crioulo de Ibarama e seus derivados para o desenvolvimento regional sustentável; e a 2ª Feira da Economia Popular Solidária: divulgar e valorizar os produtos locais e fortalecer processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores, socializando e potencializando os empreendimentos existentes na região Centro Serra, os quais tem potencialidade de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável territorial, social, cultural e ambientalmente, por meio da diversificação de atividades produtivas.
A agrobiodiversidade sempre esteve ameaçada na sua riqueza e frequência, por fenômenos de ocorrência natural, os quais têm sido incrementados pelas escolhas que a sociedade tem feito em relação ao tipo de desenvolvimento que pretende obter. Justifica-se, portanto, socializar as experiências de resgate, conservação e uso de sementes crioulas, em Ibarama, com agricultores e agentes de sensibilização e desenvolvimento dos demais municípios desse Território e, também, do estado do RS.
Programação Preliminar
1º Dia: 08/08/2013
Manhã: 2º Seminário dos Guardiões Mirins, com a proposta de palestra: Uso das sementes crioulas na alimentação.
Tarde: XII Dia da Troca das Sementes Crioulas e 2ª Feira de Economia Popular Solidária do Centro-Serra.
2º Dia: 09/08/2013
Manhã: Abertura Oficial do evento e 2º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, com proposta de palestra: A Indicação Geográfica de Sementes e Produtos de Cultivares Crioulas.
Tarde: Apresentação oral de Trabalhos Científicos e Relatos de Experiência relacionados à Agrobiodiversidade Crioula – Apresentação de Pôsteres. – Durante todo o dia continuação da Troca das Sementes Crioulas e da Feira.