DSC_0015

 

Folha Popular, 07/06/20132

Tenente Portela – A 1ª Mostra da Agrobiodiversidade realizada na quarta-feira, 05, na Praça do Índio, superou as expectativas dos organizadores e dos expositores. Foram mais de trinta famílias de agricultores familiares, camponeses e indígenas que expuseram mais de 100 tipos de sementes, produtos alimentícios e artesanatos.

Para o presidente da Associação dos Agricultores Guardiões da Agrobiodiversidade (Agabio), agricultor Leonel Lanz de Azevedo “a realização desse evento foi uma experiência importante para o grupo, foi possível mostrar para a comunidade um pouco da diversidade de sementes e produtos que preservamos e cultivamos em nossas propriedades. A maioria dos alimentos que foram apresentados são produzidos de forma agroecológica sem uso de venenos, e muitos dos visitantes ficaram interessados em adquirir esses produtos. Temos um novo desafio pela frente”, conclui Leonel.

Para Marcos Pandolfo, secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, a associação dos guardiões está de parabéns, pois as famílias, que não tinham experiência em participar de exposições, conseguiram se organizar para o evento.

“Temos acompanhado a história de luta e de resistência deles para manter seus costumes e a dedicação em produzir um alimento saudável. Nos sentimos orgulhosos de fazer parte dessa história. Quero fazer um agradecimento ao grupo de entidades e de pessoas que de uma forma ou outra colaboraram para o sucesso da Mostra, em especial ao prefeito municipal, Elido Balestrin; ao presidente do Legislativo, vereador Claudenir Scherer; à pastora Angela e ao padre Guido, pela participação e apoio; e à comunidade que prestigiou a mostra”, conclui.

O evento foi uma realização da Agabio em conjunto com a Emater, Conselho de Missão entre Indígenas (Comin) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, contou com o apoio da Comissão Estadual de Produção Orgânica do RS, Superintendência Federal da Agricultura no RS, Embrapa Clima Temperado, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Departamento Municipal do Indio, Escola Estadual Tenente Portela e Escola Estadual Sepé Tiarajú. O patrocínio foi da Caritas Brasileira e da Fundação Luterana de Diaconia.

Saiba mais sobre como foi o evento: