VALOR ECONÔMICO, 06/12/2013

O “risco de surto” da praga Helicoverpa armigera nas lavouras levou o governo federal a declarar “estado de emergência fitossanitária” também em parte do Piauí, por um ano. Publicada no “Diário Oficial da União” de hoje, a portaria 1.227 do Ministério da Agricultura reconhece a necessidade de adoção de medidas emergenciais para combater a lagarta em 25 municípios do Estado.

Por causa da mesma praga, que ataca plantações de soja, milho e algodão, entre outras, o órgão já tinha declarado estado de emergência nos Estados de Mato Grosso e Goiás e ainda em parte da Bahia e de Minas Gerais, também por um ano. E existe solicitação do governo estadual para que o mesmo seja feito em relação ao Mato Grosso do Sul, onde testes laboratoriais comprovaram a presença da lagarta.

O reconhecimento da situação em ato oficial do governo permite aos produtores das áreas atingidas implementar o plano de supressão da praga estabelecido pelo ministério, o que inclui importação e uso de agrotóxicos que tenham benzoato de emamectina como ingrediente ativo. A importação e a aplicação dessa substância, proibida no Brasil em situações normais, foram autorizadas em caráter temporário e emergencial no início de novembro.

O plano de supressão da Helicoverpa prevê ainda uso de cultivares que restrinjam a praga, janelas de plantios específicas para combater a lagarta, vazio sanitário, controle biológico e controle químico.

Em março, o Ministério da Agricultura chegou a liberar a importação de defensivos contra a lagarta, mas o Ministério Público conseguiu suspender o uso dos produtos. O MP alegou falta de autonomia da pasta da agricultura, problema que foi resolvido por um decreto presidencial publicado no fim de outubro.

(Mônica Izaguirre | Valor)

 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3365202/helicoverpa-leva-governo-declarar-emergencia-em-parte-do-piaui#ixzz2n0Ayep4H