Conselho Federal de Nutricionistas, 06/01/2014
Por um Brasil ecológico, livre de transgênicos e sem agrotóxicos! O CFN apoia o conteúdo da carta política que traz o posicionamento dos participantes do Seminário 10 anos de Liberação dos Transgênicos no Brasil, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013, em Curitiba. Estiveram no encontro camponeses, representantes de povos e comunidades tradicionais, além de consumidores, pesquisadores, técnicos e membros de organizações da sociedade civil vindos de diversas regiões do País e do mundo.
O documento, construído coletivamente pelos impactados com o avanço dos cultivos transgênicos e do modelo do agronegócio, apresenta uma análise crítica do período desde a legalização da soja geneticamente modificada no Brasil até os dias de hoje. O objetivo é denunciar a ação de empresas e a forma pouco criteriosa com que o tema vem sendo debatido tanto pelo poder público como por uma parcela da comunidade científica.
De acordo com a carta, outra preocupação é alertar a sociedade sobre o cenário enganoso que busca enaltecer os supostos benefícios dos transgênicos e esconde um quadro preocupante, marcado pelo descontrole em relação aos efeitos desses produtos sobre a saúde, o meio ambiente e a economia.
Confira, na íntegra, o documento.