African Centre for Biosafety, 17/03/2014

A autoridade sulafricana para regulação da propaganda (Advertising Standards Authority – ASA) ordenou a retirada imediata de propaganda que a Monsanto estava veiculando na Rádio 702. No comercial, a empresa anunciava benefícios dos cultivos transgênicos.

Segundo a ASA, as alegações apresentadas pela empresa eram enganosas e sem fundamentos. O African Centre for Biosafety (ACB) apresentou denúncia à ASA alertando para o fato de que a Monsanto estava divulgando que as sementes transgênicas “nos permitem produzir mais alimentos de forma sustentável e usando menos recursos; garantem um ambiente mais saudável pela redução de agrotóxicos; reduzem as emissões de gases de efeito estufa e aumentam substancialmente a produtividade das lavouras”.

A ASA deu prazo para a Monsanto responder à denúncia apresentada pelo ACB, mas limitou-se a fornecer links para documentos em seu próprio site sem contudo apresentar, conforme manda a lei sulafricana, informações provenientes de fontes independentes e confiáveis que pudessem confirmar os supostos benefícios ostensivamente propalados pela empresa.

A empresa ainda foi alertada pela ASA que poderá sofrer maiores sanções caso mantenha propagandas não fundamentadas.

Maiores informações e acesso à íntegra da decisão em www.acbio.org.za

<>