IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes sediará reunião latino-americana de “sementes livres”

A cidade de Inconfidentes, no sul de Minas Gerais, será o palco de uma grande reunião latino-americana em prol das sementes livres, entre os dias 22 a 25 de maio próximos. As sementes livres são aquelas sementes conhecidas também como crioulas, tradicionais, livres de transgênicos e agrotóxicos. Este será o terceiro encontro internacional da Rede de Sementes Livres, que foi formada em agosto de 2012 no Peru, em Ollantaytambo uma cidade localizada no do Vale Sagrado dos Incas. A Rede de Sementes Livres é integrada por agricultoras e agricultores dos países da América Latina, além de pesquisadores, estudantes e apoiadores, com o propósito de defender o patrimônio genético ancestral contido nas sementes e na agricultura tradicional ao redor do mundo.

Uma das líderes mundiais do movimento pelas sementes livres, a indiana Vandana Shiva, esteve presente na fundação da Rede e relembrou que o mercado de sementes do planeta é dominado por multinacionais que se apropriaram deste conhecimento. Hoje, a Rede congrega experiências da agroecologia, a luta pelo acesso à terra, a agricultura familiar, as ações pelo banimento dos transgênicos, cujo expoente é a Costa Rica, e inúmeras Redes de guardiões de sementes no Peru, Equador e Colômbia, por exemplo. As atividades e integrantes da Rede expressam a mesma diversidade contida nas sementes, em um movimento que é mundial, e vem crescendo anualmente em países tão diversos como a França, a Índia, a Alemanha e os Estados Unidos da América.

Para o encontro da Rede no Brasil estão previstas palestras, rodas de debate, oficinas, intercâmbio de conhecimentos e de sementes. A recepção do evento está a cargo da Central de Associações Orgânicos Sul de Minas (www.organicossuldeminas.org.br), da Associação de Agricultura Biodinâmica (www.biodinamica.org.br) e da Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul (www.abdsul.org.br), com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Itaipu Binacional.

A convocatória completa do encontro pode ser acessada em http://www.redsemillaslibres.org/ em breve será possível se inscrever pelo site http://www.organicossuldeminas.org.br/