O parlamento de Vermont, nos EUA, aprovou a primeira lei de rotulagem de alimentos transgênicos “sem amarras” do país. A norma ainda precisa ser assinada pelo Governador Peter Shumlin e, se assim for, entrará em vigor em 01 de julho de 2016.

simbolo rotulagemVermont agora lidera o país na luta pela rotulagem e abre a porta para a criação de um programa nacional de rotulagem obrigatória. Outros 30 estados incluindo Oregon, Havaí, Connecticut e Maine votarão neste ano projetos de lei semelhantes.

Em 24 de abril, a Senadora Barbara Boxer (da Califórnia) e o Deputado Federal Peter DeFazio (de Oregon) apresentaram um projeto de lei que determina a rotulagem de todos os alimentos transgênicos em nível federal.

Um milhão e meio de pessoas assinaram uma petição legal em 2011, que foi protocolada pela ONG Center for Food Safety junto ao FDA (Agência do governo americano responsável pelos Alimentos e Medicamentos), propondo um projeto de lei pela rotulagem de alimentos transgênicos em nível nacional.

Com informações de:

Vermont Stands on the Cusp of History With Right-to-Know GE Labeling LawHuffington Post, 24/04/2014

Federal Legislation Introduced To Require The Labeling Of Genetically Engineered Foods – Center for Food Safety, 24/04/2014