G1, 19/05/2014

Os atos aconteceram na Ponte Presidente Dutra, Embrapa e Monsanto.

Protesto quer ampliação da Política de Agroecologia e outras questões.

Um protesto foi realizado nesta segunda-feira (19) na Ponte Presidente Dutra, entre as cidades de Petrolina, Sertão de Pernambuco e Juazeiro, na Bahia. Mais de 2 mil pessoas, membros de movimentos sociais, agricultores, índios, pesquisadores e representantes da sociedade civil que participam do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontece desde sexta-feira (16) na região, foram ao local em caminhada para chamar atenção do governo para questões relacionadas à temática.

Entre as principais reivindicações da passeata, destaque para o direito ao acesso à água, a biodiversidade, o direito das mulheres e a questão da conservação dos territórios das comunidades indígenas, das populações quilombolas e ribeirinhas. No Vale do São Francisco, os pontos de discussão são os perímetros irrigados, o acesso à terra, o uso intenso de agrotóxicos e a exportação da água.

De acordo com um dos representantes da Articulação Nacional de Agroecologia, Antônio Barbosa, a intenção é celebrar a agroecologia e propor a ampliação da política nacional de agroecologia. “Queremos denunciar a forma que o modelo tem sido adotado do agronegócio, dos grandes projetos e isso tem trazido a morte das pessoas”, revela.

Foram feitos protestos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina, com a entrega de um documento, visando rever o modo que tem sido tratada a pesquisa. O intuito é que as comunidades possam participar dos métodos e sejam beneficiadas com os resultados.

Manifestantes fizeram também um ato na empresa multinacional Monsanto que é produtora de sementes geneticamente modificadas, os transgênicos. Na porta da indústria, foram colocadas várias cruzes representando a quantidade de pessoas que têm morrido com o uso dos agroquímicos.

Ainda nesta segunda-feira, um documento com todas as reinvindicações também será entregue ao Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República que estará presente em uma plenária do III Encontro Nacional de Agroecologia, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Juazeiro, na Bahia.

Fotos: Juliane Peixinho/ G1