Os autores norte-americanos Michael Pollan e Marion Nestle gravaram mensagens exclusivas para o evento Conhecer e comer: caminhos para redescobrir a comida de verdade – perspectivas para o Guia Alimentar para a População Brasileira. O evento foi realizado no dia 24 de março, no Centro de Ciências da Matemática de da Natureza (CCMN), com organização do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) e o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC).

Pollan e Marion comentaram sobre o Guia Alimentar, lançado pelo Ministério de Saúde no mês de novembro de 2014. Eles destacaram a importância e o pioneirismo deste instrumento para promoção da alimentação saudável, articulado com políticas públicas.

Marion Nestle é nutricionista, professora de políticas públicas na Universidade de Nova York e especialista em políticas públicas alimentares. É autora de diversos livros, entre os quais, Food Politcs (sem tradução para o português), que também é tema de seu blog: http://www.foodpolitics.com/.

Os vídeos foram gravados com a colaboração da associação Slow Food no Rio de Janeiro, em São Francisco e na Califórnia, nos Estados Unidos. A tradução e legenda das mensagens contaram com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).