No dia 30 de maio foi realizada uma reunião, em São João do Triunfo, do Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDR) na qual participaram membros do próprio Conselho e agricultores familiares das comunidades de Rio Baio, Coxilhão das Amexeiras, Pinhalzinho, Guaiaca dos Pretos, Boa Vista Coxilhão de Santa Rosa, Faxinal dos Rodrigues, membros de entidades como Emater, AS-PTA, Lama (UEPG), Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, cooperativa COAFTRIL, Banco do Brasil, Cresol e da prefeitura,por meio de representantes da Secretaria de Educação, Agricultura e Social e Projeto de Diversificação.

A reunião teve como pauta a apresentação da proposta da merenda escolar com alimentos saudáveis agroecológicos.

Desde o início do ano vem se construindo uma proposta para que a alimentação escolar municipal seja baseada em alimentos orgânicos produzidos pelos agricultores familiares do município. Esta seria mais uma opção de renda para os agricultores e de fornecimento de uma alimentação de qualidade para os estudantes do município. Atualmente são fornecidas diariamente 1.500 refeições.

O projeto está sendo elaborado pelas entidades que estiveram na reunião e que trabalham com agroecologia e busca de alternativas de geração de renda para as famílias que cultivam a cultura do tabaco. No dia 20 de junho será a vez de discutir o projeto diretamente com os agricultores, visando formar uma rede de agricultores comprometidos em produzir os alimentos e com a meta de que em três anos a merenda escolar se torne 100% agroecológica.

Informação: Rádio Difusora do Xisto, via Folha de Palmeira, 03/06/2017 (editado)

::