CTA-ZM, 25/05/2020

“Se o campo não planta, a cidade não janta” é uma palavra de ordem que faz cada vez mais sentido. Desde que o confinamento social teve início no nosso país foram muitas as histórias que acompanhamos sobre o aumento do número de famílias em situação de vulnerabilidade social enquanto outras tantas famílias agricultoras perdem a sua produção por dificuldade de escoar e comercializar os alimentos.

Políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são importantíssimas para garantir que os alimentos saudáveis cheguem no prato dos brasileiros. Foi com o PNAE que a presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Acaiaca (COOAPRA), Angela Goulart, conseguiu comercializar, mesmo na pandemia, os alimentos agroecológicos de famílias agricultoras do município. “Depois de alguns dias (de confinamento) os agricultores começaram a relatar que estavam perdendo os alimentos, que tinha chegado a época de colher e não tinha o que fazer”, ela conta.

Mas o contrato de execução do PNAE, entre a COOAPRA e a prefeitura, permitiu que mais de 700 kits de alimentos agroecológicos fossem distribuídos nas últimas cinco semanas para todas as famílias com estudantes na rede municipal, ainda que as aulas presenciais estejam suspensas. Esta é a experiência da qual Fifi fez parte, como também a Neuza, a Marlene, a Marli, a Angela e várias outras companheiras e companheiros do CTA em Acaiaca. Um recurso que essas famílias agricultoras não estavam esperando, já que os principais pontos de comercialização, como feiras e escolas estão fechados, e que veio em boa hora. Não fosse por ele, os agricultores teriam perdido pelo menos 50% da renda.

A secretária de Educação do município, Andrea Isaac, explica que esta ação é resultado de muito diálogo e interesse dos envolvidos em contribuir: “O Conselho da Alimentação Escolar é muito atuante aqui, nós fizemos reunião e chegamos a essa conclusão de que era importante oferecer um alimento de qualidade para as crianças e ainda ajudar a agricultura familiar da cidade. Mas essa ação é possível porque tem a Cooapra sempre em diálogo conosco, a Secretaria de Agricultura atuando na logística e as famílias agricultoras nos atendendo nos pedidos. Eu também gostaria de ressaltar o trabalho das escolas, da direção, de toda a equipe, das serventes escolares que também ajudam na distribuição… são muitas pessoas envolvidas. Graças a Deus tem dado muito certo e nós estamos atingindo todos os nossos objetivos, podendo usar 100% do recurso do PNAE com a agricultura familiar. E é muita felicidade minha, de toda a minha equipe e de todos os envolvidos saber que os agricultores também estão super satisfeitos”.

Além do recurso do PNAE, a Cooapra também contou com um recurso vindo da ActionAid, organização parceira do CTA, que neste caso foi utilizado para incrementar os kits de alimentos com as quitandas produzidas pela padaria comunitária Quitutes do Maracujá, um empreendimento de mulheres rurais. “O recurso que chegou da ActionAid foi muito bom pra padaria porque a gente não tem contrato com a prefeitura e a gente não tava conseguindo vender os produtos da padaria pra colocar nos kits”, explica Marlene Nicolau. Desde o início do confinamento, as mulheres da padaria perderam a maior parte dos clientes, não podem vender nas feiras, nem nos comércios locais, nem realizar entregas nos municípios vizinhos. “Tá todo mundo confinado, então não tinha mais pra quem entregar”, acrescenta Marlene.

Nas próximas semanas o CTA, com o apoio de importantes parcerias, será a “ponte” para que outras famílias agricultoras da Zona da Mata mineira possam entregar para famílias da cidade os alimentos saudáveis que preparam com tanto carinho. Seguimos lutando pelo fortalecimento dessa rede de solidariedade e lutando ainda mais pela manutenção de políticas públicas, tão importantes como o PAA e o PNAE, conquistadas com a participação da sociedade civil. Agroecologia é vida! Agroecologia é o caminho!

 

 

https://ctazm.org.br/artigos/da-familia-agricultora-para-a-familia-da-cidade-cooperativa-de-acaiaca-distribui-alimentos-saudaveis-em-tempos-de-pandemia-14