ReSA, 16/06/2020

A Rede Sementes da Agroecologia (ReSA) se estrutura com o princípio de proteger a vida a partir da articulação de instituições, movimentos, grupos e coletivos. Se enraíza no Paraná em 2015 e, desde então, atua ativamente na conservação da agrobiodiversidade e a defesa das sementes crioulas. Pois sabemos bem que, sem elas, não há possibilidade de vida.

A preocupação com as famílias agricultoras e guardiãs, instituições, movimentos e coletivos que formam a ReSA, além das que visitam as feiras e demais espaços, têm crescido à medida que rapidamente avança o novo coronavírus nos municípios do interior do país. Somando o absurdo descaso dos governos federal e estadual em adotar medidas que garantam a saúde da população brasileira e reconhecendo que número considerável das famílias guardiãs faz parte do grupo de risco, atravessamos coletivamente um momento de incerteza e cuidados redobrados.

Em todo o mundo, a base científica e de pesquisa nos mostra que a medida mais eficaz para evitar a propagação e contágio pela Covid-19 é o isolamento social, evitando aglomerações, viagens (mesmo que curtas, entre um município e outro) e contato próximo com outras pessoas. E sabe-se que as feiras são locais onde se deseja exatamente a proximidade, a partilha e troca de sementes, abraços, sorrisos e saberes. Em todas as atividades há uma roda de chimarrão e muitas histórias que nos trazem a memória do território que pisamos e transformamos com a luta coletiva.

Os momentos de encontro e partilha, nas festas e feiras que percorrem todo o estado, são o resultado de longos processos de organização e mobilização nos territórios com nossos parceiros. Celebrar a vida compartilhando o que temos de mais sagrado: as sementes crioulas, conhecimentos, práticas e experiências. Em 2017, mais de 25 mil pessoas circularam nas 15 feiras, festas e trocas de sementes. Os 23 espaços organizados em 2018 juntaram mais de 700 famílias guardiãs. E, no ano passado, chegamos a 17ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, realizada no município de Rebouças. Em 2020 seria maior, com mais de 30 festas e feiras agendadas. Porém, vivemos outro cenário.

Para que possamos, em breve, celebrar juntas e juntos e pensando na saúde de todas e todos, a ReSA orienta pelo adiamento do calendário de festas e feiras que seriam realizadas neste ano de 2020. Enquanto espaço articulador, as festas e feiras possibilitam o acesso à informação e a unificação das lutas pelos direitos dos povos e garantia da soberania alimentar.

Que criemos as possibilidades para fomentar outros espaços de discussão, propondo ações, reorganizando a agenda e calendário, incentivando pequenas trocas de sementes dentro das próprias comunidades – seguindo as medidas de segurança e distanciamento. Que possamos nos reinventar e as sementes sigam suas rotas pelas mãos e terras férteis cuidadas por tantas famílias agricultoras.
Rede Sementes da Agroecologia
Paraná
Junho, 2020