Arquivo

Arquivo de julho, 2009

Entidades voltam a cobrar resposta do governo

31, julho, 2009 Sem comentários

Passado pouco mais de um mês, 89 organizações da sociedade civil e movimentos sociais voltaram a cobrar do governo providências em relação à contaminação dos milhos convencionais, orgânicos e agroecológicos por milhos transgênicos.

A primeira carta aos ministros que compõem o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) fora enviada em 18 de junho e, na ausência de qualquer providência, nova cobrança foi protocolizada em 23 de julho. Leia mais…

O vai-e-vem da cartilha sobre orgânicos do MAPA

31, julho, 2009 Sem comentários

Tem circulado esta semana na internet uma mensagem contando que a Justiça teria concedido uma liminar de mandado de segurança em favor da Monsanto, ordenando o recolhimento da cartilha “Produtos Orgânicos – O Olho do Consumidor”, produzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ilustrada pelo cartunista Ziraldo.


Checamos a história e descobrimos que a informação é falsa. Porém… Leia mais…

Bola fora

31, julho, 2009 Sem comentários

O ISAAA é uma ONG internacional mantida por empresas como Monsanto e Syngenta e que todos os anos divulga relatórios com dados sobre a adoção de transgênicos no mundo. Seus relatórios são amplamente divulgados, inclusive aqui no Brasil.

Na edição deste ano o ISAAA comemora incisivamente o fato de o Egito ter passado a engrossar a lista de países plantadores de transgênicos, acreditando que este passará a ser “um modelo para a região do norte africano”. Segundo a ONG, a novidade seria resultante do plantio de 700 hectares do milho Bt MON 810 da Monsanto – área menor que muitas fazendas do Mato Grosso.

Acontece que, segundo relatório de 22 de julho do USDA – o departamento de agricultura dos EUA -, o Egito nunca plantou o milho da Monsanto em seu território. Não fossem os relatórios do ISAAA conhecidos também pelo fato apresentarem números um tanto inchados e de origem meio nebulosa, tudo poderia ter sido mero erro de edição. Mas conhecendo a forma como essa indústria fabrica mitos, parece ter sido mesmo peça para fazer crer que os que estão fora perderão o bonde da história.

Com informações do GMWatch : http://www.gmfreeze.org/uploads/ISAAA_myths_briefing.pdf e http://greenbio.checkbiotech.org/news/usdafas_gain_report_egypt_agricultural_biotechnology

Categories: empresas, transgênicos Tags: ,

Pesquisadores concluem que orgânicos não trazem benefícios à saúde. Será mesmo?

31, julho, 2009 Sem comentários

Há grande diferença entre dizer que algo não ocorre e dizer que não há evidências suficientes para saber se ele ocorre ou não. Essa sutil distinção, porém de grandes consequências, está por trás do debate recém lançado em função da divulgação de um estudo da Agência inglesa de Padronização Alimentar (FSA) sobre os alimentos orgânicos. Manchetes como a da agência BBC estampam o seguinte: “Alimentos orgânicos não são mais nutritivos do que os convencionais”. Assim, no afirmativo, a questão parece dada como encerrada. É certeza absoluta.

Há, entretanto, certa diferença entre o que diz o estudo e o que foi publicado sobre ele na imprensa — inclusive através da assessoria de imprensa da própria FSA. E, curiosamente, há também algumas diferenças entre dados que o estudo revela e as conclusões dos autores. Leia mais…

Sim, há alternativas

27, julho, 2009 8 comentários

Óleo da marca LeveCrescem no mercado as opções de óleo de soja livre de transgênicos. Depois da marca Sinhá, agora é a vez do óleo Leve estampar bem grande em seu rótulo “alimento não-transgênico”. A segunda boa notícia é o preço: mais barato que outros concorrentes, como por exemplo o transgênico Liza – pelo menos no supermercado onde faço compras.

Óleo da marca Sinhá

Stephanes e os orgânicos

24, julho, 2009 Sem comentários

O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, defensor dos transgênicos, revelou esta semana ser consumidor de produtos orgânicos. A declaração foi dada durante a abertura da 5ª Bio Brazil Fair – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, em São Paulo, segundo o Jornal DCI (24/07).

Deve ter aprendido com Lula, que tempos atrás disse que “a soja boa a gente come, com a transgênica a gente faz biodiesel”.

Essa coisa de transgênicos é tão boa que nem os responsáveis por sua liberação querem comer.

Projeto de Lei visa garantir patentes sobre transgênicos

23, julho, 2009 1 comentário

A proposta de alteração da Lei de Patentes vem rolando no Congresso desde março de 2005, após a apresentação do PL 4961/2005 do Dep. Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). Depois de indas e vindas, o PL foi retomado no início de 2007.

Em 14/07/09, o Relator Dep. Germano Bonow (DEM-RS) apresentou o seu parecer na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), diga-se de passagem, dominada pelos agronegociantes. O Parecer deixa evidente que o relaxamento das regras de patenteamento são necessários para promover os transgênicos. É um bom estímulo para os PLs que propõe a liberação do Terminator, como por exemplo o PL 5575/2009 do Deputado Cândido Vaccarezza do PT de SP, apresentado em 05/07/2009 e já despachado para tramitação (!!) Leia mais…

Categories: transgênicos Tags: , , ,

Especialistas criticam avaliação de transgênicos e agrotóxicos por órgãos reguladores

22, julho, 2009 Sem comentários

Estudo conduzido por oito pesquisadores internacionais coloca em dúvida a confiabilidade dos testes da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês) e da FDA (órgão do governo americano que regulamenta alimentos e medicamentos) ao avaliar os riscos dos transgênicos e dos agrotóxicos à saúde. Leia mais…

EUA poderão restringir uso de antibióticos em animais

22, julho, 2009 Sem comentários

DSC02141A agropecuária contabiliza 70% do uso de antibióticos nos EUA, com drogas sendo administradas para aumentar o peso de rebanhos ou para aumentar o consumo de alimentos. Porém, a exposição continuada a antibióticos pode tornar as bactérias resistentes às drogas, como é o caso do MRSA, sigla em inglês para Methicillin-resistant Staphylococcus aureus, uma bactéria que desenvolveu resistência a um grande grupo de antibióticos e é responsável por infecções em humanos difíceis de serem tratadas. Leia mais…

Categories: alimentação, governos Tags: ,

País de Gales quer apertar o cerco contra os transgênicos

20, julho, 2009 Sem comentários

O Parlamento do País de Gales propôs um conjunto de medidas para proteger agricultores convencionais e orgânicos dos prejuízos econômicos decorrentes da contaminação acidental de suas lavouras por transgênicos.

A Ministra de Assuntos Rurais, Elin Jones, declarou que “a já consolidada posição o governo de Gales é a de adotar a política para transgênicos mais restritiva possível no âmbito das legislações da União Europeia e do Reino Unido.” Leia mais…

Europa poderá facilitar veto aos transgênicos

18, julho, 2009 2 comentários

Na última reunião do Conselho de Meio Ambiente da Comissão Europeia, realizado em 25 de junho, a Áustria, apoiada por outros 12 países, submeteu uma nota propondo que o processo de autorização para transgênicos seja revisto. O que se busca é o direito de cada país de impor, individualmente, restrições ou mesmo a proibição a transgênicos autorizados no bloco.

A proposta foi apoiada pela Bulgária, Irlanda, Grécia, Chipre, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Holanda, Polônia e Eslovênia.

Leia mais…

Senadora alerta para contaminação do milho

15, julho, 2009 Sem comentários

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) alertou nesta terça-feira (14), em Plenário, para o risco de se misturarem as lavouras de milho tradicional e milho geneticamente modificado. Para ela, a mistura dos dois tipos de lavouras poderá provocar grandes prejuízos aos produtores rurais.

Sem o devido controle dos cultivos, observou a senadora, o agricultor que tenha optado pela produção tradicional poderá ser obrigado a pagar royalties à empresa responsável pela distribuição de sementes de milho transgênico. Por outro lado, lembrou, o produtor de milho tradicional perderá mercado se for constatado que parte do milho entregue por ele é geneticamente modificado.

Leia mais…