Arquivo

Arquivo de abril, 2010

Seminário sobre milho crioulo em Tenente Portela – RS

29, abril, 2010 7 comentários

Alimento orgânico é mais barato na feira

22, abril, 2010 1 comentário

O consumidor de produtos orgânicos que se preocupa não apenas com uma alimentação saudável, mas também com os preços, deve fazer compras nas feiras. Nas bancas de rua, é possível achar os mesmos itens por valores bem abaixo dos praticados por supermercados e empresas que entregam em domicílio.

Esta é a conclusão da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que verificou o custo de alimentos orgânicos nos três canais de vendas. O resultado foi uma variação de até 115,29% entre os preços cobrados pelas feiras especializadas neste tipo de alimento e pelos supermercados, como é o caso do tomate. A reportagem é de Carolina Dall’olio e foi publicada no Jornal da Tarde (SP), 21/4/2010. Leia mais…

EUA tentam driblar testes de transgênicos

20, abril, 2010 Sem comentários

O PHD Michael Hansen, cientista sênior da maior organização de consumidores do mundo, afirma ao portal da revista Galileu que EUA e multinacionais do setor não querem testar efeito de transgênicos à saúde.

por Mariana Lucena| REVISTA GALILEU

Parece uma inocente espiga de milho. O que você não sabe é que genes de outras espécies foram inseridos no DNA dela. Não houve avaliação se o procedimento quebrou uma sequência genética importante – ou pior, se criou uma série de genes cancerígena. Por que você não sabe? Porque algumas multinacionais não permitem testes mais longos antes de a espiga chegar ao seu prato. É isso o que conta Michael Hansen, PhD em impactos da biotecnologia na agricultura e cientista sênior da maior organização de consumidores do mundo, a Consumers Union dos Estados Unidos. O estudioso virá ao Brasil em 26 de abril para participar da conferência Segurança dos Alimentos: o que o mundo está discutindo a respeito dos transgênicos e agrotóxicos. Nesta entrevista exclusiva, ele discute o perigo pelo qual estamos passando. Leia mais…

Contaminação por transgênicos põe em risco o meio ambiente e viola o Direito dos Agricultores

16, abril, 2010 1 comentário

Para o Ministério da Agricultura contaminação seria de 0,002 a 120 metros; já para a CTNBIo, contaminação a 20 metros seria menor que 1%.

Secretaria de Agricultura do Paraná divulga estudo comprovando contaminação do milho convencional distante até 120 metros do transgênico e isolado por 25 metros de milho comum. A CTNBio criou regra afirmando que seriam necessários apenas 10 metros de bordadura e mais 20 m de isolamento para se evitar a contminação. O estudo inédito do Paraná faz cair por terra a suposta validade científica da regra da CTNBio. A contaminação das espigas coletas a 120 metros chegou a 1,3%. Leia mais…

Uso repetido de sementes transgênicas ameaça lucros, afirma estudo

16, abril, 2010 Sem comentários

A buva é uma das plantas espontâneas que não é mais controlada pelo glifosato

As sementes geneticamente modificadas ofereceram benefícios ambientais e econômicos “substanciais” aos fazendeiros norte-americanos, mas o uso excessivo da tecnologia ameaça arruinar os lucros, afirma o relatório de uma organização de consultoria científica dos EUA.

O relatório é considerado a avaliação mais abrangente do impacto das sementes geneticamente modificadas sobre os agricultores norte-americanos, que as adotaram rapidamente desde a sua introdução em 1996. O estudo foi divulgado pelo National Research Council, que é afiliado à National Academy of Sciences e presta consultoria aos Estados Unidos por meio de uma pasta do Congresso norte-americano.

A reportagem é de Andrew Pollack, publicada no jornal The New York Times, 13-04-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto, do Instituto Humanitas-Unisinos. Leia mais…

Segurança dos alimentos – conferência em São Paulo dia 26 de abril

15, abril, 2010 Sem comentários

Agrotóxicos: o consumidor tem direito de saber o que come

15, abril, 2010 2 comentários

Idec, 14/04/2010 | Debate traçou cenário sobre o uso de defensivos no país, a fiscalização e o acesso à informação pelo cidadão

Além de fiscalização eficiente, é necessário garantir ao consumidor o acesso à informações claras sobre a qualidade e a segurança da comida que chega à sua mesa. Essa é a principal conclusão da mesa redonda “Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em alimentos: desafios e perspectivas”, realizada ontem (13/4), em São Paulo. Leia mais…

Decisão judicial inédita na Argentina favorece camponeses

14, abril, 2010 Sem comentários

Reportagem de Eric Nepomuceno para a CARTA CAPITAL, 13/04/2010 | Na Argentina, a Justiça do estado de Santa Fé acaba de tomar uma decisão inédita: determinou, em sentença definitiva, a proibição do uso de glifosato em fumigações agrícolas nas zonas urbanas da cidade de San Jorge. Quase todo o glifosato usado no país é produzido pela Monsanto, maior fabricante mundial de sementes transgênicas e de produtos agroquímicos.

A sentença da Justiça de Santa Fé trouxe ainda uma novidade significativa: deu ao governo estadual e à Universidade Nacional do Litoral o prazo de seis meses para que se comprove que os agroquímicos (evitou-se o uso de “agrotóxicos”) não são prejudiciais à saúde. Assim, inverteu o ônus da prova: até agora, os afetados (em sua imensa maioria pequenos camponeses de escassos recursos) é que tinham de provar que seus padecimentos estavam relacionados ao glifosato. Ao passar para os grandes impulsionadores do modelo de agronegócios a obrigação de comprovar que os efeitos do produto químico não são prejudiciais à saúde, sentou as bases para uma nova postura judicial, com maior proteção às eventuais vítimas. Leia mais…

Mais agrotóxicos irregulares

13, abril, 2010 Sem comentários

Fiscalização em 17 fábricas de São Paulo entre os dias 6 e 9 de abril resultou na apreensão de 30 mil quilos de agrotóxicos com irregularidades. O MAPA não divulgou os nomes das empresas nem dos produtos adulterados. As informações são da Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, 12/4/2010. Leia mais…

EUA: agricultura orgânica cada vez mais contaminada

9, abril, 2010 1 comentário

Um grupo de agricultores orgânicos do meio oeste dos EUA relatou que os níveis de contaminação do milho orgânico por transgênicos estão cada vez mais altos, o que está ameaçando suas vendas nos mercados de grãos orgânicos.

Um porta-voz do grupo disse que eles estão fazendo mais testes e vendo, cada vez mais, baixos níveis de contaminação por OGMs. O grupo vende milhos branco e amarelo orgânicos destinados à alimentação humana.

Segundo o porta-voz, cerca de um terço dos carregamentos de milho orgânico apresenta resultados positivos para contaminação por OGM em baixos níveis. Ele explica que os agricultores usam sementes não transgênicas e tomam precauções para evitar a contaminação, tais como isolar as áreas, plantar mais tarde que seus vizinhos e limpar equipamentos de colheita e transporte. Mas estas medidas não têm sido suficientes para impedir a invasão dos transgênicos. Leia mais…

Bayer de olho nos piramidados

9, abril, 2010 Sem comentários

No ano passado, a Bayer concluiu a aquisição da norte-americana Athenix, por 250 milhões de euros, com o objetivo de reforçar sua participação no segmento de biotecnologia. “Nossa meta é atingir a liderança no segmento das sementes transgênicas de 2ª e 3ª geração, com mais de uma característica. Com isso, teremos a maior coleção de genes Bt [que codificam a produção de proteínas inseticidas] da indústria”, afirma.

O investimento global da companhia em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos é de 750 milhões de euros. Somente com a semente geneticamente modificada do algodão, a empresa vem registrando crescimento médio das vendas anuais em 7% a 8%.

Fonte:

O Estado de São Paulo, 06/04/2010.

Categories: empresas, transgênicos Tags: ,

Bisfenol A: empresas começam a retirar produto das mamadeiras na Inglaterra

9, abril, 2010 Sem comentários

Diversas marcas ainda vendem mamadeiras feitas com bisfenol A (BPA), uma espécie de resina nociva à saúde encontrada na maioria dos plásticos. Para muitos cientistas, a substância pode estar por trás do aumento de algumas doenças, entre elas câncer de mama, distúrbios cardíacos, obesidade e hiperatividade. Na Inglaterra, empresas de mamadeira estão silenciosamente retirando o bisfenol A de seus produtos, como mostra a reportagem publicada pelo jornal  “The Independent“. Leia mais…

Categories: alimentação, empresas Tags: ,

Alimentos contaminados no Brasil

8, abril, 2010 Sem comentários

O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo e representa 16% da sua venda mundial. Em 2009, foram vendidas aqui 780 mil toneladas, com um faturamento estimado da ordem de 8 bilhões de dólares. Ao longo dos últimos 10 anos, na esteira do crescimento do agronegócio, esse mercado cresceu 176%, quase quatro vezes mais que a média mundial, e as importações brasileiras desses produtos aumentaram 236% entre 2000 e 2007. As 10 maiores empresas do setor de agrotóxicos do mundo concentram mais de 80% das vendas no país.

O artigo é de Silvio Caccia Bava e foi publicado no editorial do Le Monde Diplomatique Brasil, 05/04/2010. Leia mais…

Idec e Anvisa convidam: Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

7, abril, 2010 1 comentário