Como se lê no release oficial que segue, a CTNBio acaba de chancelar a biossegurança de uma planta transgênica da Monsanto, planta esta que nunca foi aprovada em qualquer outro país do mundo. Somente agora a dona da engenhoca vai procurar sua aprovação em outros mercados mundiais, com a autoridade máxima da biossegurança tuipiniquim debaixo do braço, até para o Brasil ter para onde exportar esta singularidade.

Mas de singular, nem tanto, na verdade. Por mais que essas empresas falem em inovação, características realmente novas como a tolerância à seca ficam como sempre ficaram: para o “longo prazo”. O que se vê agora e para os próximos anos — seja na soja, no milho, no algodão ou na cana — não passa do óbvio, ou seja (a) plantas inseticidas, (b) plantas coadjuvantes de herbicidas e plantas (a) + (b).

Podem até afirmar, como diz a Monsanto, que as “novas” transgênicas aumentam o rendimento (RR2 “provides the increased yield”), mas ainda é pura ilusão, sem base sequer nas intenções dos “engenheiros” genéticos dessas transnacionais do veneno.

por David Hathaway


Comunicado oficial do departamento de relações públicas da Monsanto
By: PR Newswire, Aug. 20, 2010 09:00 AM
http://www.sys-con.com/node/1505954

Insect-Protected Roundup Ready 2 Yield Soybeans Achieve Important Milestone Toward Commercialization in Brazil

ST. LOUIS, Aug. 20, 2010 – /PRNewswire-FirstCall/ — Monsanto Company (NYSE: MON) confirmed that at yesterday’s National Technical Biosafety Committee (CTNBio) meeting in Brazil, the committee approved Monsanto’s Bt Roundup Ready 2 Yield® soybean product for planting in Brazil. This is an important step toward the Brazilian commercialization of the first biotechnology trait Monsanto has developed specifically for a non-U.S. market.

“This is an important product for Brazilian soybean farmers because it protects against insects that cause significant economic loss in soybean production in Brazil, and provides the increased yield provided by the Roundup Ready 2 Yield trait,” said Roy Fuchs, oilseed technology lead for Monsanto.

Submissions to key soybean export markets continue in regulatory review. The company will commercialize Bt Roundup Ready 2 Yield soybeans in Brazil upon completion of global approvals in key export markets.

About Monsanto Company

Monsanto Company is a leading global provider of technology-based solutions and agricultural products that improve farm productivity and food quality. Monsanto remains focused on enabling both small-holder and large-scale farmers to produce more from their land while conserving more of our world’s natural resources such as water and energy. To learn more about our business and our commitments, please visit: www.monsanto.com. Follow our business on Twitter® at www.twitter.com/MonsantoCo, on the company blog, Beyond the Rows at www.monsantoblog.com, or subscribe to our News Release RSS Feed.

CONTACT | Media – Mimi Ricketts (314-694-5703)

SOURCE Monsanto Company

© 2008 SYS-CON Media Inc.

===============
O Globo, 19/08/2010 às 22h13m

CTNBio aprova soja resistente a glifosato e a insetos

Reuters/Brasil Online

SÃO PAULO (Reuters) – A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira a liberação comercial de uma soja transgênica resistente a insetos e tolerante ao herbicida glifosato, patente da Monsanto, informou nota do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Com isso, a companhia norte-americana, a única empresa com variedade de soja transgênica comercializada no Brasil atualmente, fica autorizada pela CTNBio a colocar no mercado mais uma semente da oleaginosa geneticamente modificada.

Em entrevista publicada nesta quinta-feira pela Reuters , o presidente da Monsanto no Brasil, André Dias, afirmou que a empresa prevê para a safra 2012/2013 o lançamento de uma soja inédita no mundo, com uma tecnologia de genes combinados que oferecem resistência ao glifosato de segunda geração e a insetos.

A soja é a principal cultura anual do Brasil, respondendo por cerca de metade da área plantada com grãos e oleaginosas, e na nova safra (2010/11), semeada a partir de setembro, consultorias independentes estimam que o total de transgênicos crescerá para três quartos do total plantado, somente com a soja Roundup Ready, resistente ao glifosato, da Monsanto.

Na reunião da CTNBio, foram aprovados os 34 pedidos de liberação planejada no meio ambiente de produtos transgênicos. O outros sete pedidos de liberação comercial de produtos geneticamente modificados foram retirados da pauta.

(Por Roberto Samora)

===============
O Globo, 19/08/2010 às 18h57m – Economia / AGRONEGÓCIO

Nova soja da Monsanto chegará 1o ao Brasil em 2013, diz presidente

Reuters/Brasil Online

SÃO PAULO – Líder absoluta em biotecnologia para a agricultura no Brasil na última década, a Monsanto mantém a aposta na inovação para continuar no topo no momento em que os produtos dos competidores começam a ganhar o mercado nacional, após recente aceleração das aprovações de transgênicos no país.

A multinacional norte-americana espera responder à concorrência com o lançamento, na safra 2012/2013, de uma soja inédita no mundo, com uma tecnologia de genes combinados que oferecem resistência ao glifosato de segunda geração e a insetos.

“Somos uma empresa de tecnologia, é como o Steve Jobs criando o iPad, se ele não criar um a cada dois anos, alguém vai chegar mais junto deles (da Apple)…”, afirmou André Dias, presidente da Monsanto no Brasil, em entrevista à Reuters.

“A nova soja, que estamos provisoriamente chamando de Bt RR2… vai ser a primeira tecnologia combinada da cultura, inclusive nos EUA não tem”, declarou o executivo, de 42 anos, que assumiu o cargo em 2008 após passar por vários postos na companhia, na Ásia e nos EUA.

A soja é a principal cultura anual do Brasil, respondendo por cerca de metade da área plantada com grãos e oleaginosas, e na nova safra (2010/11), semeada a partir de setembro, consultorias independentes estimam que o total de transgênicos crescerá para três quartos do total plantado.

“Diria que a gente vê isso (a nova soja) chegando no mercado no verão de 2013… atingindo um grande número de hectares, e o desenvolvimento foi feito todo no Brasil”, ressaltou Dias, salientando que o “dossiê” da nova soja foi submetidos à CTNBio em junho de 2009.

Dessa forma, a cultura da soja que impulsionou desde o início os negócios da companhia no Brasil, o segundo país para o faturamento da Monsanto atrás dos EUA, poderia ser também um dos trunfos da empresa para competir com os concorrentes nos próximos anos.

A soja transgênica que sozinha domina a lavoura brasileira até hoje é a Roundup Ready (RR), da Monsanto, que chegou ao Brasil primeiro contrabandeada da Argentina, no início da década. E foi cultivada por cerca de cinco anos antes de ser aprovada pela CTNBio, o órgão regulador no Brasil.

Apenas no final do ano passado e início de 2010 outras empresas obtiveram a aprovação da CTNBio de variedades de soja: a Basf, em parceria com a Embrapa, e a Bayer. Tais produtos só devem ser lançados comercialmente nos próximos anos.

MILHO E ALGODÃO

Outros trunfos da companhia, com receita bruta de 3,6 bilhões de reais no Brasil em seu último ano fiscal, aumento de quase 1 bilhão ante o período anterior, são as sementes de milho e algodão engatilhadas para chegar ao mercado.

Para 2010/11, a Monsanto colocará à disposição dos produtores o milho chamado YieldGard VT Pro, resistente a insetos, enquanto visualiza para breve o lançamento comercial do milho com genes combinados “stack” (resistente a insetos e a herbicidas) já aprovado pela CTNBio.

Mas para o milho, cujos híbridos transgênicos só começaram a ser aprovados no Brasil a partir de 2007, a concorrência tende a ser maior do que no setor de soja. Além do produto da Monsanto já há outros no mercado.

A adoção da tecnologia do milho, aliás, salientou Dias, ocorreu mais rapidamente do que a soja, até porque as empresas tiveram mais condições de trabalhar com sementes adaptadas às condições climáticas e de solo do Brasil, diferentemente do que ocorreu com a soja -as primeiras, conhecidas como “Maradona”, tinham características adequadas à Argentina.

“Na soja, o processo de introdução foi atabalhoado, nós só conseguimos fazer pesquisa no Brasil a partir de 2004 e 2005”, disse ele, observando que o milho transgênico apresentou resultados mais rapidamente no país.

Prova disso é que, segundo a consultoria Céleres, os transgênicos de milho com três anos de aprovação ocuparão na safra de inverno (safrinha) em 10/11 cerca de 75 por cento do plantio, mesmo patamar previsto para ser alcançado pela soja geneticamente modificada na mesma temporada.

O novo milho da Monsanto (YieldGard VT Pro), lançado para 10/11, poderá apresentar produtividade 10 por cento superior ao híbrido convencional, contra ganhos de 8 por cento do YieldGard, indicou Dias. Com dois genes, o VT Pro, um produto de segunda geração, tem uma ação mais ampla contra as lagartas.

Mas o salto tecnológico no campo do milho no Brasil será a semente com resistência combinada a insetos e a herbicidas, cuja tecnologia também já foi aprovada para o algodão, mas aguarda um aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), segundo a Monsanto.

A média de produtividade do milho no Brasil ainda tem muito a crescer, com os novos eventos transgênicos, segundo a indústria, sendo menos da metade da obtida nos Estados Unidos, o maior produtor mundial, que usa a tecnologia há mais tempo.

“Um dos grandes pulos do gato é justamente o RR” combinado com resistência a insetos, afirmou ele, destacando que a empresa também apresentará à CTNBio, no próximo ano, um algodão que permite uma “janela” maior para aplicação de herbicida.

CANA

No longo prazo, a empresa espera obter produtos tolerantes à seca, no caso do milho, o que seria fundamental para o cultivo na segunda safra do Centro-Oeste e que permitiria o plantio em grande escala no Nordeste, além de trangênicos de cana-de-açúcar e outras variedades de soja mais produtivas.

Após aquisições de várias empresas de sementes de milho e algodão nos últimos anos e da compra da Alellyx e CanaVialis, Dias afirma que o foco da companhia é no desenvolvimentos das plataformas tecnológicas. “No momento, temos tanto para fazer com o que a gente já tem na mão, que acho que prestar atenção em oportunidades de aquisição não está no nosso escopo.”

Com as plataformas da Alellyx e CanaVialis, que receberam os conhecimentos em biotecnologia da Monsanto, a empresa espera lançar a sua primeira cana transgênica em 2020, em meio a investimentos anuais para todos os produtos de mais de 100 milhões de dólares.

Mas se a nova cana ainda vai demorar, ela já chegaria resistente a herbicidas e tolerante a insetos, segundo o presidente da Monsanto. “A gente está aprendendo com cana, é uma planta muito diferente de soja, com um número de cromossomos muito maior, estamos começando a aprender como faz para introduzir um evento, mesmo que seja conhecido, que já tenha sido usado em milho e em soja, é diferente na cana.”