Semana passada a Monsanto aprovou aqui variedade de soja transgênica jamais liberada em qualquer outro país. Conforme divulgou em nota, a empresa agora buscará a aprovação do produto em países importadores. Para isso já conta com o beneplácito do órgão competente de um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Este será sem dúvida o grande trunfo da Monsanto para pressionar pela aceitação de sua nova soja nos demais países.

O fato leva a crer que as empresas se deram conta de que a certeza de liberação no Brasil pode ser sua grande vitrine e peça estratégica na abertura do mercado global para suas novas sementes transgênicas. Até hoje a CTNBio aprovou todos os pedidos de liberação comercial sobre os quais deliberou. Não contente, dispensou todos do licenciamento ambiental prévio, escanteando o Ibama.

Mas essa estratégia pode não ser infalível. A Bayer por duas vezes tentou iniciar por aqui a comercialização de seu arroz Liberty Link, mas a rejeição pública foi mais forte e o processo foi retirado de pauta por iniciativa da empresa antes mesmo de ser votado.

– por AS-PTA