Sementes da biodiversidade fortalecendo a

agricultura familiar no Rio de Janeiro

 

Nos dias 29 e 30 de novembro, aproximadamente 350 agricultores e agricultoras de todo o estado do Rio de Janeiro se reunirão, em Nova Iguaçu (RJ), para debater o papel das sementes no fortalecimento da agricultura familiar no estado, durante a Festa Estadual de Sementes.

Numa realização da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu (AFERNI) e do Projeto Semeando Agroecologia da AS-PTA, a Festa será um momento único de troca de experiências sobre o uso e a conservação de sementes tradicionais. Durante os dias de encontro, serão realizadas oficinas temáticas onde agricultores e agricultoras poderão debater sobre resgate, seleção, guarda de sementes; preparo de alimentos revalorizando os sistemas locais de produção; uso e conservação das plantas medicinais, além de poderem debater sobre os malefícios do uso de agrotóxicos para agricultura, para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Em paralelo às oficinas será realizada uma feira de Saberes e Sabores onde os agricultores, agricultoras e o público em geral poderão conhecer as variedades de sementes de cada região do estado, trocar as sementes e os conhecimentos sobre cada espécie, além de trocar e vender os produtos da agricultura familiar como doces, bolos, mel, verduras e legumes.

No dia 30 de novembro, os participantes da Festa Estadual de Sementes se juntarão à Feira da Roça, expondo seus produtos. Haverá um ato público na Praça Rui Barbosa, onde acontece semanalmente a feira. Na parte da tarde, representantes das articulações regionais e de instituições que apóiam a agricultura familiar se reunirão para construírem juntos um Projeto Estadual de Sementes.

A Festa Estadual de Sementes conta com o apoio da Diocese de Nova Iguaçu, Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Emater-Rio e da Ceasa e tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

 

 


1ª FESTA ESTADUAL DE SEMENTES

REINAUGURAÇÃO DA FEIRA DA ROÇA DE NOVA IGUAÇU

P r o g r a m a ç ã o

Dia 29 de novembro (terça feira)

8h00      Plenária

Mística de abertura e apresentação dos participantes

Mesa: “A importância das sementes tradicionais e da biodiversidade para o fortalecimento da agricultura familiar ecológica”

Debate

12h30    Almoço

14h00    Feira e mostra solidárias da biodiversidade

15h00    Oficinas paralelas

1.       Sessão de Vídeos

2.       Remédios caseiros

3.       Manejo de sementes

4.       Legislação de sementes

5.       Culinária tradicional

6.       Alimento vivo

7.       Artesanatos produzidos com a biodiversidade

18h00    Lançamento do livro “Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida” de Flavia Londres.

19h00    Jantar

20h00    Programação Cultural

 

Dia 30 de novembro (quarta-feira)

7h00      Abertura da feira

9h00      Mística de abertura, apresentações culturais.

10h00    Recepção: AFERNI (Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu) e AARJ (Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro)

 

Apresentações dos parceiros, apoiadores e patrocinadores:

 

10h15    Bispo da Diocese de Nova Iguaçu;

10h20    AS-PTA/ Projeto Semeando Agroecologia

10h25    Petrobras

10h30    Emater Rio

10h35    Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome

10h40    Prefeita de Nova Iguaçu

11h00    Visitação à feira, atividades culturais e palestras sobre agricultura familiar, agroecologia, sementes e biodiversidade.

13h00    Almoço

14h30    Reunião de trabalho para construção do projeto estadual de sementes

Para maiores informações:

Marcio Mendonça – (21) 8134-0540

Luiz Fernando de Jesus – (21) 9147-8872

urbana@aspta.org.br

www.aspta.org.br

http://articulacaorj.blogspot.com/