Na Europa, a independência da Agência de Segurança Alimentar (EFSA) está sob xeque em função da ligação de alguns de seus integrantes com o ILSI, entidade de promoção dos transgênicos financiada por Monsanto, Syngenta, Basf, Bayer, ADM etc. Aqui, a CTNBio parece estar de mãos dadas com o mesmo ILSI, como se vê na divulgação abaixo. Na última edição desse evento os integrantes da Comissão foram dispensados da taxa de inscrição.
Esse material, desenvolvido por Michael Antoniou, Claire Robinson e John Fagan trata de desconstruir os mitos sobre transgenicos criados pelos grupos pró-OGM.
Michael Antoniou é professor em genética molecular e chefe do Grupo de Biologia Nuclear, King’s College London School of. Medicine, Londres, Reino Unido.
John Fagan fundou uma das primeiras companhias de teste e certificação de OGMs. É cofundador da Earth Open Source, que emprega colaboração de fontes abertas para promover a produção ambientalmente sustentável de alimentos. Anteriormente, realizou pesquisas sobre câncer nos Institutos Nacionais de Saúde, EUA. É PhD em bioquímica e biologia molecular e celular pela Cornell University.
Claire Robinson, MPhil, é diretora de pesquisa da Earth Open Source. Tem formação em jornalismo investigativo e comunicação de temas relacionados com a saúde pública, ciência e política e ao meio ambiente. Atualmente, é editora do GMWatch (www.gmwatch.org), um serviço de informação sobre questões relativas à modificação genética.
Vale a pena conferir GMO MYTHS AND TRUTHS:
http://earthopensource.org/files/pdfs/GMO_Myths_and_Truths/GMO_Myths_and_Truths_1.3a.pdf