Valor Econômico, 15/9/2011

Por Tarso Veloso

BRASÍLIA – O feijão transgênico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de ser aprovado na reunião plenária da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Foram 15 votos favoráveis, duas abstenções e cinco diligências, pedindo mais testes do produto antes da aprovação final.

A votação havia sido suspensa na reunião do mês passado por pedido de vistas. A polêmica em torno do assunto continuou na reunião de hoje.

Alguns membros da comissão se posicionaram contra o produto e tentaram protelar a reunião. Eles afirmaram que ir em frente era um desrespeito às normas de biossegurança nacional. O presidente da Comissão, Edilson Paiva, disse que a discussão é antiga e que o feijão transgênico é totalmente seguro.

Os relatores do processo avaliaram, no dia de ontem, documentos enviados por ONGs [e por geneticistas da UFSC] que contestavam os testes feitos. Eles foram unanimes em afirmar que as informações recebidas não apresentavam novidades que pudessem mudar o desfecho do caso. O presidente da comissão reclamou da entrega “de última hora”.

Hoje, alguns integrantes do conselho se queixaram da demora da CTNBio em renovar o mandato de representantes da Agricultura Familiar, do Direito do Consumidor e da Saúde do Trabalho, que não puderam participar da plenária.

A votação segue normalmente com outros itens em pauta.