No último dia 17 a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança colocou em pauta pedido de realização de audiência pública apresentado pelo Ministério Público Federal e também por Idec e Agapan. Os pedidos tinham como objetivo promover um debate aberto com a sociedade acerca dos impactos das plantas transgênicas resistentes ao herbicida 2,4-D, que estão na pauta da CTNBio.A questão foi encaminhada para votação, já que não havia consenso, e o resultado foi que a comissão rejeitou a proposta de se debater o assunto e suas consequências para a agricultura, o meio ambiente a alimentação.

O representante do Ministério da Ciência e Tecnologia doutor Ruy de Araújo Caldas defendeu que a comissão não pode promover um palco político para pessoas que não têm conhecimento sobre o tema e que a decisão deve ficar entre os técnicos.

O resultado dos pedidos de liberação da empresa Dow já é dado como certo e em pouco tempo o Brasil poderá estar produzindo soja e milho com grandes quantidades de resíduos desse herbicida classificado como extremamente tóxico. Sábia decisão dos técnicos que conhecem o assunto.