Milho crioulo distribuído pelo Governo do RN é livre de transgenia
Sementes naturalmente livres de transgenia, as variedades Ibra, Pontinha, Posto rico, Metro e Asteca são alguns tipos de milho crioulo cultivados nos territórios potiguares, razão pelo qual foram inseridos no Programa Estadual de Sementes Crioulas do Rio Grande do Norte. A ação é executada pelo governo estadual através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e da Emater-RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), em parceria com a Articulação do Semiárido (ASA Potiguar), União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).
ler maisEncontro de Guardadores(as) de Sementes e de experiências de chuva de Orós, no Ceará, celebra e preserva a sabedoria popular
Este ano de 2022, o Encontro de Guardadoras e Guardadores de Sementes e de Experiências de Chuva de Orós foi transmitido, ao vivo, pelo Youtube. A ideia é aproveitar a internet como ferramenta para reforçar que, mesmo diante do avanço tecnológico, a sabedoria popular continua sendo celebrada e preservada pelas famílias agricultoras, que mantêm a tradição de guardar e trocar sementes crioulas e realizar as experiências de chuva, que consistem em observar os sinais da natureza e prevê se o ano vai ser de inverno bom ou de estiagem.
ler maisSegurança digital e produção de conhecimento: a importância do software livre para o movimento agroecológico
“A agroecologia e o software livre têm uma ligação filosófica e umbilical. Quando pensamos no desenvolvimento de sistemas de informação de maneira colaborativa, livre e emancipatória, podemos fazer um paralelo à ideia das sementes crioulas em oposição às sementes patenteadas e transgênicas”, afirma Allan Tygel, integrante da Cooperativa de Trabalho em Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão (EITA), uma rede que atua há mais de 10 anos no Brasil, desenvolvendo tecnologias da informação e da comunicação em software livre, em diálogo com movimentos sociais populares, redes e instituições de pesquisa.
ler maisBela Gil prepara Cuscuz Nordestino com água de cisterna e pede apoio à Campanha Tenho Sede
Referência em culinária natural, a chef Bela Gil, acaba de lançar no Canal da Bela, no Youtube, uma receita especial de Cuscuz Nordestino. O prato foi preparado com ingredientes agroecológicos e água da cisterna vindos direto do Semiárido. Durante o preparo, que teve a participação da agricultora familiar Josefa Quirino de Albuquerque, conhecida como Dona Nena, que mora no sítio Pilões, área rural do município de Cumaru, no Semiárido de Pernambuco.
ler maisSementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos
Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das principais formas de se fazer isso é selecionar, guardar e compartilhar as sementes crioulas, que são aquelas repassadas de geração em geração. Com esse trabalho, tais sementes se tornam cada vez mais adaptadas aos seus locais de origem, o que é importante para a diversidade alimentar e o meio ambiente.
ler maisRevista Semillas 77/78: conflictos socioambientales en Colombia
“En este número de la Revista Semillas, incluimos reflexiones que evidencian en la coyuntura actual, que los conflictos socioambientales en el país se han profundizado especialmente en los ecosistemas estratégicos y en los territorios de comunidades indígenas, afro y campesinos. Igualmente, compartimos varias iniciativas de organizaciones y comunidades indígenas, negras campesinas y urbanas, que implementan acciones de resistencia frente a estos modelos, que buscan cuidar y defender los territorios, el agua y la producción agroalimentaria sostenible”.
ler maisAntas contaminadas revelam um Cerrado doente
Publicado na revista Wildlife Research em 2021, o estudo começou em 2016 e levou cerca de dois anos e meio para ser concluído. Trata-se do primeiro relatório de detecção de pesticidas e metais em antas brasileiras. A sobrevivência no Cerrado se tornou um desafio para o maior mamífero terrestre brasileiro. Nacionalmente, a anta é classificada como vulnerável à extinção, mas no Cerrado ela encontra mais ameaças. O bioma tem hoje pequenos fragmentos que compõem a metade do que restou do território origin
ler maisCientistas da USP criam luva que detecta pesticidas em alimentos
Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) criaram um dispositivo sensor vestível embutido em uma luva de borracha sintética capaz de detectar resíduos de pesticidas em alimentos. O trabalho, apoiado pela FAPESP, foi idealizado e liderado pelo químico Paulo Augusto Raymundo-Pereira, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).
ler maisGene editing of crops and livestock may soon be permitted in England
Gene editing of crops and livestock may soon be permitted in England for the first time under a consultation launched by the government on Thursday.
Do you know what mean gene editing?
Gene editing involves cutting and splicing sections of DNA within a single genome to bring about changes that were previously possible only through lengthy selective breeding of plants and animals. This is a different process from genetic modification, which involves introducing DNA from one species into another, and which will continue to be subject to a near-total ban.
ler maisAtlas dos Agrotóxicos 2022 mostra a pegada mundial de um negócio tóxico
“Produzimos nosso atlas para chamar a atenção para o grande problema dos agrotóxicos. O problema está em toda parte quando se trata de agricultura, saúde, perda de espécies e poluição da água. É uma questão transversal de primeira ordem”, diz engenheira Susan Haffmans, da Pesticide Action Network, que desempenhou um papel de liderança na elaboração do “Atlas dos Agrotóxicos 2022“. O Atlas foi apresentado em Berlim, juntamente com a Fundação Heinrich Böll, que é próxima do partido dos Verdes, da Aliança Alemã para o Ambiente e a Conservação da Natureza e o jornal mensal internacional “LE MONDE diplomatique.
ler maisCasa de Sementes valoriza o saber quilombola para restaurar a Mata Atlântica
A Rede de Sementes do Vale do Ribeira agora tem uma casa para chamar de sua. O movimento, que reúne 42 coletoras e coletores de sementes de quatro quilombos, inaugurou no dia 15 de dezembro de 2021 a Casa de Sementes Jucão, no Quilombo Nhunguara, município de Eldorado (SP)
ler maisDicionário de Agroecologia e Educação
A Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz, o MST e a Editora Expressão Popular lançaram o Dicionário de Agroecologia e Educação. Essa grande contribuição para a construção da Agroecologia enquanto ciência, prática e movimento social, está disponível em pdf na página da...
ler maisBoletim Sementes Crioulas – por uma alimentação livre de transgênicos e agrotóxicos
BOLETIM N. 15 Bem vindas e bem vindos de volta! Prefeituras Brasil afora promovem ações de grande impacto gastando pouco dinheiro. Essas ações envolvem apoio a feiras, casas e bancos de sementes, além de viveiros, campos de multiplicação e melhoramento participativo....
ler maisGuarani Kaiowá enfrentam o agrofacismo no Mato Grosso do Sul
Takoha é um território sagrado. Tekoha, o local onde cada pessoa pode ser quem verdadeiramente é. Fora deste espaço é como estar morto. Não é sobre estar na tekoha, é sobre ser no tekoha. Tekoha é onde se encontra o amanhã. E é por este território sagrado que o povo Guarani Kaiowá luta desde a chegada dos karaí (não-índios), que se apresentam hoje na forma do agronegócio.
ler maisBoletim Sementes Crioulas – por uma alimentação livre de transgênicos e agrotóxicos
BOLETIM N. 14 Bem vindas e bem vindos de volta! Nesta edição, poderíamos dizer que estamos “beirando o absurdo” no tema da liberação do trigo transgênico resistente ao glufosinato de amônio. Na verdade, já ultrapassamos o patamar do absurdo. Nos próximos dias a...
ler maisSemente crioula gera comida de verdade: experiências de beneficiamento do milho livre de transgênicos e agrotóxicos no Nordeste
Já com saudades é que lembramos que nesse ano o São João teve milho livre de transgênicos direto da agricultura familiar. São diversos produtos derivados da conservação local das variedades crioulas. Vamos falar aqui de três casos, todos no Semiárido: a cooperativa Copirecê, na Bahia; o Movimento Camponês Popular, em Sergipe, e a parceria entre o Polo da Borborema e a AS-PTA, na Paraíba.
ler maisFestival da Agrobiodiversidade
Vem aí o maior festival online de agrobiodiversidade da região!
Puxe a cadeira, apronte o chimarrão e venha navegar com a gente no Rio das feiras de semente nos dias 14 e 15 de agosto de 2021, com a transmissão pelo Coletivo Triunfo junto com a 33 Romaria da Terra do Paraná. Vamos matar a saudade desses encontros de festejo, conhecimento e diversidade da agricultura familiar.
ler maisMemórias e saberes: “Agroecologia em rede” celebra 20 anos de histórias e experiências em agroecologia
Mais de 3 mil experiências em agroecologia no Brasil e em outros países da América Latina estão sistematizadas e cadastradas na plataforma “Agroecologia em Rede”, uma ferramenta virtual de Ecologia de Saberes a serviço da construção do movimento agroecológico. Na plataforma, estruturada a partir de tecnologias da informação em software livre, estão registradas experiências de agricultoras e de agricultores, seus relatos de vida, as memórias de projetos e organizações, entre outras informações sobre os movimentos pulsantes da agroecologia em diferentes territórios e temporalidades.
ler maisBrasil: a possível Metamorfose Agroecológica
Sob a lógica do agronegócio, campo tornou-se hostil a agricultores, biomas e democracia. Mas pode ser o oposto: base da diversidade alimentar, encontro entre saberes tradicionais e modernos, alternativa real às metrópoles abarrotadas
ler maisGrupo Carta de Belém promove “Diálogos Inconvenientes”
A série compreende quatro debates ao vivo com o objetivo de tratar de temas inconvenientes aos interesses do grande capital e dos assuntos abordados pelos meios de comunicação de massa
ler maisCadernetas Agroecológicas – Feminismo na prática
Depoimento de dona Lia, agricultora familiar de Acaica, MG, sobre o uso da Caderneta Agroecológica.